Estudantes criam jogo de tabuleiro em homenagem a Santa Maria

Eduarda Costa

Estudantes criam jogo de tabuleiro em homenagem a Santa Maria
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)/

Para trazer a sensação de pertencimento e afeto pela cidade, os pontos turísticos e marcantes de Santa Maria foram analisados criteriosamente pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista. O objetivo foi construir um jogo de tabuleiro que pudesse homenagear a cidade pelo aniversário de 164 anos, celebrado nesta terça-feira. No jogo, pequenas locomotivas passeiam pela cidade, partindo do Colégio Marista, no Centro, e visitando pontos culturais, de ensino, históricos e famosos geograficamente.

A ideia partiu da professora de geografia, Luciane Vargas, mas foram os alunos quem sugeriram as paradas do tabuleiro, para então juntá-los nos 15 pontos que compõem o percurso do jogo. Os estudantes tiveram que trazer dados que justificassem a colocação de cada uma das paradas no jogo, assim estudando cada canto da cidade.

— Isso faz com que o estudante também se sinta um colaborador do meio onde ele vive, e isso melhora a questão de como nós nos relacionamos com o ambiente. O município de Santa Maria acaba ganhando com isso. Foi também um presente e um carinho ao município, fazer de forma lúdica que eles conheçam os locais culturalmente importantes e as questões históricas que envolvem o município — explica a professora.

A professora Luciane orientando os alunos do 1º ano

Estado recorre e Justiça dá prazo de mais 30 dias para oferecer o transporte de escolas rurais

AS PARADAS

Para vencer o jogo, é preciso passar por dez pontos turísticos de Santa Maria. Em cada uma das paradas, os jogadores recebem informações como a localização e os fatos históricos sobre o local em que passearam, o que também serve de incentivo para que o jogador conheça mais da cidade e possa visitá-la presencialmente.

Dante Gonçalves, de 14 anos, é natural de Júlio de Castilhos e fica em Santa Maria de segunda a sexta-feira apenas para estudar. Para o aluno, alguns dos pontos eram novidades:

— Tinha muitos locais que eu não conhecia, como o Museu de Arte e o Museu Memorial do Marechal Mallet.

A aluna Helena com uma das peças do jogo

Assim como novos conhecimentos, alguns dos pontos também foram campeões de visita e foram colocados no tabuleiro como queridinhos dos alunos, como o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Vila Belga. Outros também carregam lembranças afetivas, como o Theatro Treze de Maio para Helena Cúrcio, 15 anos.

— O mais importante para mim, é o Treze de Maio, porque eu fazia dança e eu já me apresentei lá várias vezes, então tenho uma questão emocional, aquele sentimento de ter subido no palco, então acho que é o meu favorito — revela a estudante.

Leia mais notícias sobre Educação

DISPONÍVEL PARA TODOS

O tabuleiro em homenagem à cidade

Todo o jogo, incluindo tabuleiro, peças e a carta com orientações e detalhes de cada local estão disponíveis para download e impressão. Basta baixar os arquivos no site do Colégio Marista Santa Maria. Para a direção da escola, está ação dissemina o conhecimento produzido na escola e possibilita que pessoas de fora da cidade também tenham acesso:

— Desejamos que este material possa motivar memórias afetivas nas famílias, potencializar também o sentimento de pertencimento e vínculo com a cidade. Acreditamos que servirá como um subsídio para estudantes de outras escolas estudarem a cultura e a história da nossa cidade — informa a diretora, Maria Angela Baldi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLURAL: Neila Baldi

Deni Zolin: após queixas, Dnit vai instalar quebra-molas na BR-287, na Travessia Urbana Próximo

Deni Zolin: após queixas, Dnit vai instalar quebra-molas na BR-287, na Travessia Urbana

Geral